Mais do que a obrigação ser transparente, prestar contas é um orgulho. Com este pensamento é que a direção do Sintap, sob a presidência de Diany Dias, apresenta, no próximo dia 22, às 9h, em assembleia geral, a última Prestação de Contas de sua terceira gestão. E prestar contas não é uma novidade. Como pode ser visto no site da entidade, clicando AQUI, a transparência acontece desde 2013 com a disponibilização da PC no site para que sua base, composta pelos servidores do Indea e Intermat, possa ter conhecimento do que é feito com os recursos arrecadados mensalmente. Assim, neste último mês em que deixa a presidência, não poderia ser diferente. Desde a última segunda-feira (11.12), parte do grupo que compõe o Conselho Fiscal, os conselheiros: Adão Barbosa e Roberto Arruda, trabalham conferindo números e recibos de despesas para garantir a lisura dos gastos da atual gestão.
A ideia de fazer uma assembleia geral específica para apresentação das contas, em uma data não muito favorável (22.12), conforme explica Dias, é pelo fato de não haver tempo hábil antes desse dia para fechar todos os compromissos financeiros. De acordo com a presidente, apesar de a apresentação da Prestação de Contas, baseada no Artigo 65, parágrafo primeiro do Estatuto do Sintap, prever que a mesma deve ser feita anualmente no mês de março, ela pode fazer assembleia neste sentido a qualquer momento com a utilização da prerrogativa do Artigo 21, cláusula h, que prevê que cabe ao presidente “Convocar e presidir as reuniões da Diretoria e Assembleia Geral”, e, em sendo essa em pauta uma Assembleia Geral, a convocação em dezembro se aplica, já que a gestão será finalizada.
Assim, com a PC finalizada em 2017 a direção do Sintap será repassada para o novo grupo gestor, sob a presidência de Rosimeire Ritter - que assume em janeiro de 2018 -, de forma ainda mais célere. Dessa forma os novos diretores podem planejar suas ações já no primeiro trimestre do ano a partir do que for apresentado agora em dezembro.
O trabalho dos conselheiros continua na próxima semana e deve ser finalizado a tempo para a apresentação no dia 22. A expectativa é que todos os sindicalizados participem desse momento para que não fiquem dúvidas a respeito do que foi levantado. “A data não é favorável, mas, como sempre digo, quem sabe faz a hora, não espera acontecer e, para fazer sempre mais, é preciso celeridade e transparência bem como união para tornar o sindicato cada vez mais forte. Afinal, o Sintap somos todos nós!”, finalizou Dias.